SANTO ANTONIO: NÚMEROS DO PREVINE BRASIL MOSTRAM O PÉSSIMO DESEMPENHO DO MUNICÍPIO EM RELAÇÃO A SAÚDE

O previne Brasil é um programa do MS que tem o objetivo de estruturar o financiamento do SUS focado em aumentar o acesso e a qualidade dos serviços de atenção primária a saúde,com base em ações que demonstram a responsabilidade dos gestores e dos profissionais de saúde com a qualidade dos serviços ofertados a população do município.
Para isso o MS estabelece indicadores e metas a serem alcançados conforme o desempenho da gestão em garantir as principais  ações cujo impacto irá culminar na qualidade da saúde  do povo. Entre as principais ações e indicadores estão:
* O número de pessoas atendidas e acompanhadas nós serviços de saúde da rede municipal.
* A melhoria das condições estruturais do serviço.
* A melhoria das condições de saúde das pessoas. 
* A redução da mortalidade 
* Aumentou da oferta de serviços fundamentais como;
*  .saúde bucal,
* saúde da mulher, pré-natal, cobertura de citopatológico (preventivo), 
* Saúde do idoso
* Saúde da criança 
* Cobertura vacinação principalmente na infância 
* Acesso a exames diagnóstico 
* Distribuição e garantia de medicamentos de uso contínuo e para doenças crônicas
* transporte para suporte das ações  e serviços de saúde e para pacientes que precisam se deslocar,entre outras.
O investimento da gestão é o diferencial para que o município alcance as metas estabelecidas e os recursos repassados regularmente pelo MS vem exatamente para aprimorar e garantir estes serviços que a população tanto precisa,no entanto,se esse investimento não for feito pela gestão, consequentemente não haverá os serviços e os indicadores e metas não serão alcançados. Estes indicadores são considerados como uma  régua que mede o tamanho e a qualidade da saúde que o município oferece ao seu povo.
Para isso o MS monitora e avalia todos os municípios  do Brasil e a cada 4 meses ou seja a cada quadrimestre publica a média de avaliação de cada município e o Ranking por Estado. Esse ranking retrata em que  posição está o município e como a gestão está conduzindo e desempenhando a sua responsabilidade com a saúde da sua população. 
No caso da nossa cidade,Santo Antônio, é público e notório que a irresponsabilidade e o descaso com a saúde pública municipal está cada vez mais evidente,esta realidade é sentida por todos na prática,no dia a dia e é mostrada pelo MS a cada quadrimestre desde 2021,onde as avaliação de Santo Antônio vem caindo assustadoramente e que nesse primeiro quadrimestre de 2024, não caiu,despencou de vez. Porém o estranho de tudo isso é que os recursos principalmente para a atenção primária aumentaram consideravelmente este ano,elevando e fixando o valor de uma equipe da ESF,fora os profissionais de saúde bucal para 28.000,00 (vinte e oito mil reais) garantindo e ampliando valores específicos para saúde bucal, voltando os repasses das equipes multiprofissionais (antigos NASFs),e retomando o valor fixo e per capita (por habitantes) para as ações básicas de saúde, criando  e repassando o complemento do piso de enfermagem e o mais importante,com transferência fundo a fundo e de forma regular,ou seja,o dinheiro entra rigorosamente em dia na primeira semana de cada mês para que as ações de saúde sejam garantidas, porém,o que assistimos não é  compatível com essa realidade e sim os serviços de saúde  cada vez mais escassos,o povo cada vez mais doente, e um grande retrocesso entre a oferta e a qualidade dos serviços de saúde do nosso município. A pergunta não pode ser outra, "Cadê o Dinheiro da Saúde Gestor? De janeiro a julho de 2024 (6 meses do ano) o MS já repassou, R$ 10.146.141,46 (Dez milhões,cento e quarenta e seus mil,cento e quarenta e um reais e quarenta e seus centavos) só para a saúde do município,fora os 15% do orçamento geral,FPM que são destinados exclusivamente para a saúde conforme emenda constitucional, a EC 29.
Segue o Ranking do município em relação ao Estado,e a primeira região de saúde da qual Santo Antônio  faz parte e que  é composta por 27 municípios,ou seja,sua posição no estado e na região de saúde em relação aos demais municípios.


2022
1  Jundiá 
2  Vera Cruz 
3  Montanhas 
4  Ares
5 Serra S. Bento 
6 Monte Alegre 
7 Monte das Gameleiras
8 Canguaretama 
9 Nizia Floresta 
10 Baia Formosa
11 Goianinha 
12 Vila Flor 
13  Lagoa de Pedras
14  Passa e Fica
15  Brejinho 
16 Tibau do Sul
17  Várzea 
18  Santo Antônio

 2023
1 Vera Cruz 
2 Ares
3 Jundiá 
4 Georgino Avelino 
5  Nizia
6  M. Alegre
7 Canguaretama 
8  Serra de D. Bento 
9  M. das Gameleiras 
10  L. de Pedras
11 Montanhas
12 Baia Formosa
13 Goianinha 
14 Serrinha
15 Passa e Fica
16 Vila Flor
17 Lagoa Salgada 
18  Várzea 
19 Santo Antônio

2024
1 Ares
2 Canguaretama 
3 Monte Alegre 
4 Georgino Avelino 
5 Nizia 
6 Jundiá 
7 Lagoa de Pedras 
8 Serra S Bento
9 Vila Flor
10 Tibau do Sul 
11 Montanhas
12 Monte das Gameleiras
13 Goianinha 
14 L. Salgada 
15. Serrinha
16. Passa e Fica 
17. Vazea
18. São José de Mipibu 
19 Baia Formosa 
20 Vera Cruz 
21 Lagoa Danta
22 Santo Antônio

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PREFEITO DE SERRINHA DEDA TERTO E PRESIDENTE DA CÂMARA, RODRIGO DO CARMO, REFORÇAM GRUPO DO MDB NO AGRESTE POTIGUAR

O PRÉ CANDIDATO A DEPUTADO ESTADUAL JUNIOR COLAÇA

Monique Andrade: Pré-candidata que Conquista os Jovens de São José do Campestre/RN