SANTO ANTONIO: NÚMEROS DO PREVINE BRASIL MOSTRAM O PÉSSIMO DESEMPENHO DO MUNICÍPIO EM RELAÇÃO A SAÚDE

O previne Brasil é um programa do MS que tem o objetivo de estruturar o financiamento do SUS focado em aumentar o acesso e a qualidade dos serviços de atenção primária a saúde,com base em ações que demonstram a responsabilidade dos gestores e dos profissionais de saúde com a qualidade dos serviços ofertados a população do município.
Para isso o MS estabelece indicadores e metas a serem alcançados conforme o desempenho da gestão em garantir as principais  ações cujo impacto irá culminar na qualidade da saúde  do povo. Entre as principais ações e indicadores estão:
* O número de pessoas atendidas e acompanhadas nós serviços de saúde da rede municipal.
* A melhoria das condições estruturais do serviço.
* A melhoria das condições de saúde das pessoas. 
* A redução da mortalidade 
* Aumentou da oferta de serviços fundamentais como;
*  .saúde bucal,
* saúde da mulher, pré-natal, cobertura de citopatológico (preventivo), 
* Saúde do idoso
* Saúde da criança 
* Cobertura vacinação principalmente na infância 
* Acesso a exames diagnóstico 
* Distribuição e garantia de medicamentos de uso contínuo e para doenças crônicas
* transporte para suporte das ações  e serviços de saúde e para pacientes que precisam se deslocar,entre outras.
O investimento da gestão é o diferencial para que o município alcance as metas estabelecidas e os recursos repassados regularmente pelo MS vem exatamente para aprimorar e garantir estes serviços que a população tanto precisa,no entanto,se esse investimento não for feito pela gestão, consequentemente não haverá os serviços e os indicadores e metas não serão alcançados. Estes indicadores são considerados como uma  régua que mede o tamanho e a qualidade da saúde que o município oferece ao seu povo.
Para isso o MS monitora e avalia todos os municípios  do Brasil e a cada 4 meses ou seja a cada quadrimestre publica a média de avaliação de cada município e o Ranking por Estado. Esse ranking retrata em que  posição está o município e como a gestão está conduzindo e desempenhando a sua responsabilidade com a saúde da sua população. 
No caso da nossa cidade,Santo Antônio, é público e notório que a irresponsabilidade e o descaso com a saúde pública municipal está cada vez mais evidente,esta realidade é sentida por todos na prática,no dia a dia e é mostrada pelo MS a cada quadrimestre desde 2021,onde as avaliação de Santo Antônio vem caindo assustadoramente e que nesse primeiro quadrimestre de 2024, não caiu,despencou de vez. Porém o estranho de tudo isso é que os recursos principalmente para a atenção primária aumentaram consideravelmente este ano,elevando e fixando o valor de uma equipe da ESF,fora os profissionais de saúde bucal para 28.000,00 (vinte e oito mil reais) garantindo e ampliando valores específicos para saúde bucal, voltando os repasses das equipes multiprofissionais (antigos NASFs),e retomando o valor fixo e per capita (por habitantes) para as ações básicas de saúde, criando  e repassando o complemento do piso de enfermagem e o mais importante,com transferência fundo a fundo e de forma regular,ou seja,o dinheiro entra rigorosamente em dia na primeira semana de cada mês para que as ações de saúde sejam garantidas, porém,o que assistimos não é  compatível com essa realidade e sim os serviços de saúde  cada vez mais escassos,o povo cada vez mais doente, e um grande retrocesso entre a oferta e a qualidade dos serviços de saúde do nosso município. A pergunta não pode ser outra, "Cadê o Dinheiro da Saúde Gestor? De janeiro a julho de 2024 (6 meses do ano) o MS já repassou, R$ 10.146.141,46 (Dez milhões,cento e quarenta e seus mil,cento e quarenta e um reais e quarenta e seus centavos) só para a saúde do município,fora os 15% do orçamento geral,FPM que são destinados exclusivamente para a saúde conforme emenda constitucional, a EC 29.
Segue o Ranking do município em relação ao Estado,e a primeira região de saúde da qual Santo Antônio  faz parte e que  é composta por 27 municípios,ou seja,sua posição no estado e na região de saúde em relação aos demais municípios.


2022
1  Jundiá 
2  Vera Cruz 
3  Montanhas 
4  Ares
5 Serra S. Bento 
6 Monte Alegre 
7 Monte das Gameleiras
8 Canguaretama 
9 Nizia Floresta 
10 Baia Formosa
11 Goianinha 
12 Vila Flor 
13  Lagoa de Pedras
14  Passa e Fica
15  Brejinho 
16 Tibau do Sul
17  Várzea 
18  Santo Antônio

 2023
1 Vera Cruz 
2 Ares
3 Jundiá 
4 Georgino Avelino 
5  Nizia
6  M. Alegre
7 Canguaretama 
8  Serra de D. Bento 
9  M. das Gameleiras 
10  L. de Pedras
11 Montanhas
12 Baia Formosa
13 Goianinha 
14 Serrinha
15 Passa e Fica
16 Vila Flor
17 Lagoa Salgada 
18  Várzea 
19 Santo Antônio

2024
1 Ares
2 Canguaretama 
3 Monte Alegre 
4 Georgino Avelino 
5 Nizia 
6 Jundiá 
7 Lagoa de Pedras 
8 Serra S Bento
9 Vila Flor
10 Tibau do Sul 
11 Montanhas
12 Monte das Gameleiras
13 Goianinha 
14 L. Salgada 
15. Serrinha
16. Passa e Fica 
17. Vazea
18. São José de Mipibu 
19 Baia Formosa 
20 Vera Cruz 
21 Lagoa Danta
22 Santo Antônio

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casal é morto na frente da filha de 3 anos na Grande Natal

Filho mata a mãe e deixa o pai gravemente ferido nesta terça (12), no Agreste do RN

Radialista é assassinado a golpes de faca em via pública em Lagoa D’Anta