Bebê de 8 meses morre com covid e dengue no DF; mãe aponta negligência

Uma bebê de 8 meses de idade morreu, por causa de complicações da dengue e da covid-19. O óbito ocorreu na quarta-feira (28/2), mas o caso só veio à tona neste sábado (2/3). Helena Alves faleceu nos braços da mãe, Gabriella Alves, 32 anos, após passar vários dias buscando atendimento na rede pública de saúde do Distrito Federal.

Gabriella disse que tudo começou no último domingo (25/2). “Estávamos na casa de um parente quando, de repente, veio uma febre. Como os dentinhos dela estavam nascendo, achei que fosse por causa disso”, comentou. “Só que ela começou a reclamar muito e a Helena nunca teve uma febre de 39ºC”, ponderou a mãe.

Ela levou a pequena Helena para o Hospital Regional de Planaltina (HRP) onde, segundo Gabriella, estava lotado. “Só passamos pela triagem. Ela teve um episódio de vômito, mas como não tinha febre, a médica me mandou para casa. Não me falaram sobre covid”, ressaltou.

No dia seguinte, ela levou a filha até uma unidade básica de saúde (UBS) de Planaltina. “Lá, fui super bem atendida e fizeram o teste rápido de dengue na minha filha. A médica também me orientou a fazer um hemograma, para saber como estavam as plaquetas”, elogiou.

Só que, de acordo com Gabriella, quando chegou até a clínica particular, ficou “um pouco desesperada” assim que descobriu que o exame só ficaria pronto à noite. “Fui para o Hospital de Sobradinho, pois imaginava que o atendimento era bom. Chegando lá, como ela não estava com febre, não me atenderam. Colocaram pulseira laranja na minha filha e ficamos sete horas aguardando”, reclamou.

A mãe de Helena disse que só conseguiu atendimento depois de falar com a diretora do hospital. “A médica pediu um hemograma, deu soro, mas disse que não iria manter minha filha internada porque ela estava sem febre, urinando e, por isso, entendia que não tinha nada”, afirmou. “Mas a minha filha estava com os olhos vermelhos, por causa da dengue, e bem fraquinha”, avaliou.

Na terça-feira (27/2), Gabriella levou a filha novamente até à UBS, mas, dessa vez, alega não ter tido um atendimento efetivo. “Não deram o soro para minha filha. Eu tive que comprar tudo: soro, paracetamol e dipirona. Por volta das 18h, ela teve um episódio de vômito, mas porque tinha comido uma pêra”, comentou. “À noite, ela vomitou seis vezes, porém, o tanto que ela vomitava, tomava leite e água. Ela sentiu uma sede louca e não deu febre”, observou.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Terror na madrugada: Homem mata irmão com machado no interior do RN

Casal é morto na frente da filha de 3 anos na Grande Natal

Filho mata a mãe e deixa o pai gravemente ferido nesta terça (12), no Agreste do RN