Sessão Ordinária Inclusiva reforça importância de incluir pessoas com deficiência em todos os espaços, inclusive na política


Sessão Ordinária Inclusiva reforça importância de incluir pessoas com deficiência em todos os espaços, inclusive na política

Nesta quinta, 21, Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, a Câmara Municipal de Natal vai receber um público muito especial. Pessoas com algum tipo de deficiência, escolhidas pelos parlamentares, ocuparão o Plenário da Casa. A Sessão Ordinária Inclusiva vai colocar, mesmo que simbolicamente, pessoas com deficiência em um espaço ainda muito pouco ocupado por elas, a política. A ideia partiu do vereador Tércio Tinoco, primeiro vereador cadeirante da história de Natal.

“A ideia é mostrar que as deficiências podem nos limitar em alguns aspectos, mas não nos paralisam. Pessoas com deficiência têm capacidade de ocupar muitos espaços, inclusive os de poder e decisões para a sociedade. Demoramos muito a ter um representante aqui na Casa, e eu espero ter sido apenas o primeiro”, diz o vereador. 

A Sessão Ordinária Inclusiva vai acontecer dentro do regimento normal da Câmara, no horário do pequeno expediente, entre 14h e 15h. Os gêmeos autistas ngelo e Augusto são os convidados do vereador Tércio Tinoco. Sucesso nas redes sociais, com mais de 135 mil seguidores, os irmãos terão a oportunidade de falar no Plenário por dois minutos, tempo destinado a cada “parlamentar” por um dia. 

No Rio Grande do Norte, 9,9% da população com 2 anos ou mais tem alguma deficiência. É mais que a média nacional, de 8,9%. A Sessão Ordinária Inclusiva faz parte das ações do Setembro Verde, mês de luta pelos direitos e inclusão das pessoas com deficiência.

SERVIÇO
*Sessão Ordinária Inclusiva*
Câmara de Vereadores de Natal
Quinta, 21/09 – 14h às 15h

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Terror na madrugada: Homem mata irmão com machado no interior do RN

Casal é morto na frente da filha de 3 anos na Grande Natal

Filho mata a mãe e deixa o pai gravemente ferido nesta terça (12), no Agreste do RN