Na fila para uma cirurgia no fêmur, idosa de 109 anos sofre com superlotação do Hospital Walfredo Gurgel

Pacientes do pronto-socorro do Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel se depararam com uma situação apavorante hoje (11). Devido a superlotação da unidade e das enfermarias, muitos enfermos estão em cima de macas pelos corredores do local aguardando leitos e cirurgias. Uma dessas pessoas é a idosa Maria Lopes dos Santos, de 109 anos, que deu entrada ontem (10). Com uma fratura no fêmur, ela aguarda para fazer um procedimento cirúrgico de ortopedia. Mas, de acordo com o Sindicato dos Trabalhadores da Saúde (Sindsaúde/RN), não há previsão do tratamento. Já a Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) alegou que a mesma é prioridade. 

Conforme informações de trabalhadores da unidade, até o início da tarde desta quarta-feira, haviam 80 pacientes nos corredores. Destes, aguardavam uma cirurgia ortopédica, entre eles, jovens, adultos e outros idosos que também estão com o fêmur fraturado, entre outras lesões. De acordo com a categoria da saúde, hoje, por exemplo, cada técnico de enfermagem do pronto-socorro estava responsável por 15 pacientes de uma só vez. 

“Está tão lotado que os pacientes estão amontoados em cima de macas pelos corredores até próximo a entrada do necrotério, muitos esperando cirurgias, correndo risco de perder um membro e totalmente expostos a vírus e bactérias hospitalares, é desumano deixar a situação chegar a esse ponto”, desabafou um dos trabalhadores que não quis se identificar. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Terror na madrugada: Homem mata irmão com machado no interior do RN

Casal é morto na frente da filha de 3 anos na Grande Natal

Filho mata a mãe e deixa o pai gravemente ferido nesta terça (12), no Agreste do RN