Apontada como 7ª mais violenta do Brasil, cidade da Grande Natal tem redução de 50% na criminalidade

Macaíba, na Grande Natal, destacou no último ano por uma série de operações policiais de repercussão no Estado. Localização de criminosos procurados, operações contra facções criminosas, grandes apreensões de contrabando e drogas. Contudo, o que poderia significar um Município sofrido com a criminalidade é, na verdade, uma vitória da segurança pública. 

Afinal, foi graças a essa atuação forte das polícias que a cidade conseguiu reduzir em quase 50% o índice de criminalidade. Segundo a Coordenadoria de Informações Estatísticas e Análises Criminais (COINE), da Secretaria Estadual de Segurança Pública, foram 63 homicídios registrados em 2021, contra apenas 33 em 2022, comparando o período entre janeiro e outubro deste ano. 

Além disso, houve também redução significativa, ainda, nos crimes violentos contra o patrimônio. Fato, segundo o delegado de Polícia Civil Cidorgeton Pinheiro, diretamente ligado a série de operações realizadas nos últimos meses. 

"Esse resultado é fruto das intensas intervenções diretas da polícia nas áreas mais sensíveis da cidade, usadas como ponto de refúgio dos criminosos. Por isso, com grande número de pontos de venda e depósito de drogas e armas", afirmou o delegado, em contato com o Portal 96. 

Segundo o policial, o sufocamento desses grupos de criminoso, com prejuízos na comercialização de drogas e com a identificação e prisão dos seus líderes, resultou ainda na perda da organização nas atuações ilícitas, permitindo outras muitas prisões a apreensões de armas e drogas. 

"Ao final, foram muitas prisões importantes, tirando do convívio social alguns dos criminosos mais atuantes e violentos da região, ao mesmo tempo que tem permitido robustecer investigações qualificadas que estão em andamento na 20ª DP, o que permitirá manter em cárcere todos esses criminosos atuantes na região, bem como outros que ainda não foram alcançados e presos, na forma da lei", acrescentou. 

HISTÓRICO SANGRENTO

Em 2021, um levantamento do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) apontou que dois municípios potiguares aparecem no ranking das 15 cidades mais violentas do país: Macaíba (7º) e São Gonçalo do Amarante (12º), ambos localizados na Região Metropolitana de Natal. O estudo levou em consideração o número de homicídios dolosos entre 2018 e 2020 e pretende orientar o Programa Nacional de Enfrentamento de Homicídios e Roubo, do Ministério da Justiça e da Segurança Pública (MJSP).

GRANDE NATAL

Vale lembrar que Macaíba, apesar de destaque nos números absolutos, não é a única da Grande Natal a aparecer bem na redução de homicídios em comparação a 2021. Natal também reduziu, com menos 14%. 

Percentualmente falando, os destaques foram Vera Cruz, Bom Jesus e Arez. Veja o quadro abaixo: 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Terror na madrugada: Homem mata irmão com machado no interior do RN

Casal é morto na frente da filha de 3 anos na Grande Natal

Filho mata a mãe e deixa o pai gravemente ferido nesta terça (12), no Agreste do RN