DUAS ETAPAS: MEMBRO DE GRUPO CRIMINOSO QUE APLICA GOLPES PELO WHATSAPP É PRESO EM OPERAÇÃO DO MPRN

Um homem de 53 anos foi preso preventivamente nesta sexta-feira (10) durante a Operação Duas Etapas, deflagrada pelo Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) para apurar golpes realizados através do WhatsApp. A prisão foi realizada em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo. 

Segundo o MPRN, o porteiro mantinha contas bancárias para receber dinheiro proveniente dos golpes aplicados pelo aplicativo de mensagens, agindo como “testa de ferro” de um grupo criminoso. No total, foram encontradas 12 contas mantidas pelo preso, que revelam uma movimentação superior à sua condição financeira. 

Entre as vítimas do estelionatário está um aposentado de 74 anos. Em janeiro de 2020, o WhatsApp do genro dele foi clonado. Sem saber do ocorrido, o idoso, após solicitação de dinheiro pela quadrilha, transferiu o valor solicitado para a conta indicada nas mensagens. Ele acreditou que estivesse ajudando o familiar em uma situação de emergência.

O preso está em unidade prisional no estado de São Paulo, onde aguarda decisão judicial. Já material apreendido na ação, será trazido ao Rio Grande do Norte para ser analisado pelo MP.

Além de mandados de prisão preventiva, a operação também realizou busca e apreensão em São Bernardo do Campo. A ação conta com o apoio do Ministério Público de São Paulo (MPSP) e da Polícia Militar paulista.

Duas etapas

O nome da operação faz alusão ao recurso opcional de confirmação em duas etapas, que adiciona uma camada extra de segurança a contas do WhatsApp.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Terror na madrugada: Homem mata irmão com machado no interior do RN

Casal é morto na frente da filha de 3 anos na Grande Natal

Filho mata a mãe e deixa o pai gravemente ferido nesta terça (12), no Agreste do RN