Projeto Tampinha da Inclusão entrega 15 cadeiras de rodas nesta sexta-feira


Projeto Tampinha da Inclusão entrega 15 cadeiras de rodas nesta sexta-feira

Ação especial da semana do meio ambiente celebra ainda o descarte correto de 3 toneladas de tampinhas plásticas.

Uma iniciativa que une conscientização ambiental e responsabilidade social. O projeto Tampinha da Inclusão, do mandato do vereador de Natal, Tércio Tinoco, faz mais uma entrega de cadeiras de rodas. Dessa vez, serão 15 no total, entre cadeiras de passeio e de banho. Será nesta sexta, 2, às 9h, na Praça Padre Antonio Vilela, em Candelária (Praça da Igreja Católica). E na Semana do Meio Ambiente, o projeto celebra também o descarte correto de cerca de 3 toneladas de tampinhas plásticas, só para essa ação. 

Para cada cadeira, o projeto precisa coletar cerca de 200kg de tampas plásticas. O peso aproximado de uma tampinha de garrafa pet é 1,1 grama. Portanto, para 1 Kg, é necessário juntar cerca de 909 tampinhas. Para 200kg, são mais de 180 mil tampinhas. Para chegar às 15 cadeiras de rodas que serão entregues nessa sexta, os voluntários do projeto coletaram cerca de 2.727.000 tampinhas. 

“Imagine se todo esse volume tivesse sido descartado no lixo comum? Muito provavelmente não teria seria reciclado. Portanto, o projeto traz um benefício imenso também pro meio ambiente. E ajuda muitas pessoas carentes, algumas que esperam há muito tempo por uma cadeira de rodas”, diz o vereador Tércio Tinoco. 

A partir da coleta das tampinhas, os voluntários do projeto realizam o trabalho de limpeza e triagem, no qual também são separadas as tampinhas brancas das coloridas. Em seguida, é feito o armazenamento e a identificação dos volumes a serem enviados para a pesagem e finalização do processo junto à empresa parceira de reciclagem. Todo o valor arrecadado com a venda das tampinhas é revertido para a compra das cadeiras, destinadas aos beneficiários cadastrados no projeto. 

O gabinete do vereador tem vários parceiros, e quando solicitado, distribui coletores que podem ser instalados em bares, restaurantes, empresas e condomínios. 

Perguntas frequentes? 

1 - Quais tipos de tampinhas plásticas podem ser doadas? Só de refrigerante?
Recebemos qualquer tipo de tampinha 100% plástica, como: tampas de detergente, de sabão, de amaciante, de xampu, de garrafas pet (refrigerante e água por exemplo), de potes de margarina, de potes de doce, entre outras. 

2 - Preciso separar as tampinhas por cor? 
É preciso fazer a separação apenas das tampinhas na cor branca. As tampinhas de outras cores podem ficar juntas. 

3 - O projeto tem tempo determinado de duração? 
Não, a campanha é permanente e sem data para acabar! 

4 - Se eu doar 200 kg automaticamente tenho direito a uma cadeira? 
Não, as doações serão realizadas aos beneficiários devidamente cadastrados, pessoas em situação de vulnerabilidade, respeitando a lista de espera, visita e Relatório de Aptidão realizado pela nossa equipe. 

5 - Se eu não puder deixar nos pontos de coleta, tem alguém para pegar na minha casa/empresa? 
Sim, basta solicitar a coleta através do nosso Whatsapp (84 98188-2221) e será realizado o agendamento junto a equipe de coleta.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Terror na madrugada: Homem mata irmão com machado no interior do RN

Casal é morto na frente da filha de 3 anos na Grande Natal

Filho mata a mãe e deixa o pai gravemente ferido nesta terça (12), no Agreste do RN