GOLPE DA VOZ: Criminosos usam inteligência artificial para enganar vítimas e roubar dinheiro

Golpistas estão cada vez mais empenhados em confundir vítimas para roubar dinheiro e estudam formas complexas para isso, inclusive usando IA (inteligência artificial).

O novo golpe consiste na manipulação da voz por meio de programas que imitam respiração, pausas e tom de fala, gerando frases que são enviadas por áudio ou ligação para pessoas que possam reconhecer os sons, como amigos e familiares. O objetivo é enganar e extorquir.

Esse foi o caso do pai do influenciador Dario Centurione, que publica vídeos com dicas e curiosidades nas redes sociais. Após receber uma ligação que supostamente seria do filho pedindo dinheiro, o homem de 71 anos fez um Pix de R$ 600 para o golpista.

“Meu pai não desconfiou porque, segundo ele, a voz era muito parecida. Ele falou: ‘Dario, eu tinha certeza que era a sua voz. Era o mesmo tom'”, conta o influenciador ao R7.

O pai de Dario só se deu conta que havia caído em um golpe quando conversou de fato com o filho, que disse que não tinha pedido dinheiro.

Como funciona?

Arthur Igreja, especialista em tecnologia e inovação e co-fundador da plataforma AAA Inovação, afirma que a principal ferramenta usada para esse tipo de golpe é a ElevenLabs, mas existem outras como Murf.ai, Respeecher e Discursar.

Os softwares, alimentados por inteligência artificial, conseguem imitar vozes e reproduzi-las de maneira fiel, usando poucos minutos de áudios reais. “Há programas que, com apenas 3 segundos, conseguem criar uma identidade, mas não são capazes de captar alguns aspectos da voz, vícios de linguagem e pequenas sutilezas. Para ser algo extremamente fidedigno, esses programas pedem de 10 a 15 minutos”, ele conta.

Pessoas que publicam vídeos na internet são os principais alvos dos golpistas. “O acesso à voz delas é mais fácil e, quanto mais gravações, mais perfeita a voz artificial fica”, explica o advogado Luiz Augusto, especialista em crimes cibernéticos.

Após a ferramenta assimilar a voz original, tudo o que o golpista precisa fazer é escrever uma frase como: “Você pode fazer um pix de R$ 600 para mim?”. Então, o programa se encarrega de gerar a voz artificial que pode enganar as vítimas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Terror na madrugada: Homem mata irmão com machado no interior do RN

Casal é morto na frente da filha de 3 anos na Grande Natal

Filho mata a mãe e deixa o pai gravemente ferido nesta terça (12), no Agreste do RN