Sete em cada dez empregos formais no RN foram gerados por pequenos negócios

Os pequenos negócios foram os maiores responsáveis pelo desempenho positivo na geração de emprego no Rio Grande do Norte, segundo o Mapa do Emprego no RN de julho, uma publicação elaborada mensalmente pelo Sebrae. Juntas, as microempresas e empresas de pequeno porte abriram 3.403 novas vagas, que representam 74,3% do saldo total de vagas do mês para o estado. O número é quase o triplo dos novos empregos abertos pelas médias e grandes empresas potiguares no último mês, quando essas organizações tiveram um saldo de 1.146 novos postos de trabalho criados.

O Sebrae analisa a evolução das contratações e demissões formais, tendo como base os números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) referentes aos sete primeiros meses do ano. O ritmo de contratações nas empresas de menor porte segue no azul desde o início deste ano e, com exceção de abril quando foi registrado um déficit de 184 vagas no estado, foram as empresas desses dois portes que seguraram o saldo de emprego, compensando a estagnação ou o déficit de postos de trabalho verificados nas médias e grandes companhias.

Até agora, os pequenos negócios contrataram 20.708 trabalhadores a mais, entre janeiro e julho deste ano, e acabaram compensando as 4.090 vagas perdidas pelas médias e grandes empresas no período, deixando o saldo acumulado do ano positivo em 16.804 novas vagas abertas no Rio Grande do Norte.

De acordo com a análise do Sebrae, atualmente, o Rio Grande do Norte conta com uma massa de 449.045 trabalhadores contratados com carteira assinada, resultante de 15.902 demissões contra 11.324 desligamentos ocorridos no mês de julho. A quantidade de pessoas empregadas formalmente no Rio Grande do Norte é o quinto maior estoque de vagas do Nordeste. A posição em relação ao saldo em julho é a mesma na região, ficando à frente de Alagoas, Paraíba, Piauí e Sergipe.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Terror na madrugada: Homem mata irmão com machado no interior do RN

Casal é morto na frente da filha de 3 anos na Grande Natal

Filho mata a mãe e deixa o pai gravemente ferido nesta terça (12), no Agreste do RN